Londres apresenta hoje proposta de repartição de dinheiro - TVI

Londres apresenta hoje proposta de repartição de dinheiro

Londres apresenta hoje proposta de repartição de dinheiro

A presidência britânica da União Europeia deverá apresentar hoje uma proposta, aguardada com muita expectativa pelos parceiros de Londres, para tentar sair do actual impasse nas negociações sobre o próximo quadro orçamental dos 25, a partir de 2007.

Relacionados
O primeiro projecto concreto desde que o Reino Unido assumiu a presidência há cinco meses será em seguida discutido numa reunião especial dos ministros dos Negócios Estrangeiros, quarta-feira em Bruxelas, e os chefes de Estado e de Governo dos 25 tomarão uma posição definitiva sobre a matéria a 15 e 16 de Dezembro.

Várias fugas de informação sobre a proposta indicam que haverá alterações significativas em relação ao último projecto da presidência anterior, a luxemburguesa, apoiado até agora por uma larga maioria de Estados-membros, entre os quais Portugal.

A chave do novo projecto das chamadas Perspectivas Financeiras 2007-2013 em relação ao anterior parece estar numa redução das ajudas regionais aos 10 novos Estados-membros, de Leste, assim como dos fundos para o desenvolvimento rural dos 25.

O nível do orçamento dos 25 seria colocado em 1,03 por cento do Rendimento Nacional Bruto o que significa uma redução de cerca de 25 mil milhões de euros do envelope de 871 mil milhões (1,06 por cento) dos luxemburgueses.

A redução da contribuição de Londres para o orçamento comunitário, o chamado «cheque britânico», não seria afectada nem haveria alteração dos dinheiros da Política Agrícola Comum, questão muito sensível para a França.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, advertiu na semana passada a presidência britânica da União Europeia para não fazer como o «Xerife de Nottingham», tirar dos «pobres» para dar aos «ricos».

O primeiro-ministro, José Sócrates, desloca-se a Londres na quinta-feira para discutir com o chefe do governo do Reino Unido, Tony Blair, o próximo quadro orçamental da União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados