BCE mantém tranquilidade acerca da subida das taxas de juro - TVI

BCE mantém tranquilidade acerca da subida das taxas de juro

Trichet

O Banco Central Europeu (BCE) não está a ser alarmista em relação à subida das taxas de juro na Zona Euro, disse o presidente, Jean-Claude Trichet.

Relacionados
«Mantemo-nos vigilantes e fiéis ao nosso mandato de assegurar a estabilidade dos preços», afirmou Trichet, que justificou, assim, o anúncio inesperado, da semana passada, da intenção do BCE endurecer a sua política monetária na próxima reunião do Conselho de governo que terá lugar no dia 1 de Dezembro.

O presidente reafirmou ainda os recentes comentários de que os riscos da inflação tenham aumentado nos últimos tempos e acredita que, agora, é uma questão de impedir novos riscos. Trichet garantiu também que o organismo a que preside tem sempre fixado as taxas de juro no nível necessário para garantir a estabilidade dos preços a médio-prazo e que assim vão continuar.

Recorde-se que o BCE mantém as taxas de juro na Zona Euro nos 2% desde Junho de 2003, mas que pretende, agora, aumentá-las. Os políticos estão preocupados que o maior custo de vida vá afastar a tentativa de recuperação económica dos 12 países cuja moeda é o euro. Mas O BCE responde dizendo que o seu objectivo de assegurar a estabilidade dos preços ajustando as taxas de acordo com a inflação vai contribuir para o crescimento e para o emprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados