Lucro da Reditus cai para 107 mil euros com minoritários e encargos financeiros - TVI

Lucro da Reditus cai para 107 mil euros com minoritários e encargos financeiros

reditus_logo

Volume de negócios sobe 32%

Relacionados
A Reditus registou lucros de 107 mil euros no primeiro semestre deste ano, em forte queda face aos 588 mil registados no homólogo do ano passado. Uma descida que a empresa justifica com o impacto dos encargos financeiros e dos interesses minoritários.

Em comunicado, a empresa explica que os encargos financeiros líquidos dispararam para 1,3 milhões de euros (face aos 276 mil euros do homólogo), reflectindo «o ganho não recorrente de 447 mil euros relacionados com a valorização dos títulos em carteira verificado no primeiro semestre do ano passado e a perda não recorrente de 300 mil euros registada neste semestre resultante da desvalorização dos mesmos». Excluindo este efeito, diz a Reditus, os encargos financeiros teriam registado um aumento de apenas 326 mil euros essencialmente explicados pelo aumento das necessidades de fundo maneio em consequência do crescimento da actividade e pelo aumento da taxa de referência (Euribor).

Por seu lado, os interesses minoritários foram de 301 mil euros, muito acima dos 10 mil registados no período homólogo, «reflectindo os resultados positivos alcançados neste período na área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade».

A empresa avança ainda que as depreciações, amortizações e provisões atingiram 911 mil euros, mais 20,3% que nos primeiros seis meses de 2007, por causa do «investimento em activos intangíveis relacionado com o desenvolvimento de projectos indispensáveis ao arranque, no período em análise, de novas operações adjudicadas com carácter plurianual».

Resultado operacional positivo

O resultado operacional (EBIT) registou uma subida de 60,1% para 1,7 milhões de euros, uma performance que, segundo a empresa, «revela, uma vez mais, um crescimento sustentado e uma constante melhoria de rentabilidade. Esta performance positiva é resultante de uma aposta na fidelização de clientes e na expansão das respectivas carteiras através da contínua melhoria e diferenciação da oferta de serviços e de uma política activa de controlo de custos operacionais».

A área de Outsourcing de Serviços, driver principal da estratégia do grupo, «manteve o forte desempenho alcançado nos últimos trimestres reflectindo a capacidade da Reditus em identificar oportunidades de crescimento específicas do mercado de outsourcing. A estratégia de aceleração do desenvolvimento da área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade levou a uma melhoria significativa dos resultados operacionais no período em análise».

A margem operacional cifrou-se em 9,4% valor que compara com 7,8% atingidos no mesmo período do ano anterior.

Já o EBITDA consolidado registou um crescimento face ao período homólogo de 43,6% para 2,6 milhões, equivalente a uma margem de 14,4%, o que representa um ganho de 1,5 pontos percentuais face à margem registada no semestre homólogo de 2007. «Este ganho na margem EBITDA teve o contributo positivo proveniente do excelente desempenho operacional verificado na área de Sistemas de Engenharia», explica a Reditus.

Os proveitos operacionais consolidados atingiram os 18,2 milhões, mais 32,8% e o volume de negócios ascendeu a 17,3 milhões de euros, um aumento de 32,2%.

Por seu lado, os custos operacionais consolidados líquidos de amortizações totalizaram 15,5 milhões de euros, numa subida homóloga de 31,3%.

As acções da Reditus fecharam a valorizar 3,43% para 7,55 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados