Lucros da Galp crescem 71% para 285 milhões de euros - TVI

Lucros da Galp crescem 71% para 285 milhões de euros

Galp

Os resultados líquidos ajustados da Galp Energia situaram-se em 285 milhões de euros no primeiro semestre do ano, mais 71% que nos mesmos seis meses do ano passado.

Relacionados
Em comunicado, a empresa explica que este aumento traduz uma melhoria dos resultados operacionais apesar do spin-off da actividade de transporte e regaseificação de gás natural, um aumento dos resultados de empresas associadas e um efeito favorável relacionado com a diminuição da taxa efectiva de imposto para os 21%.

«O forte aumento das margens de refinação (subiu 25%), associado a uma forte procura de gasolina nos mercados internacionais, no segundo trimestre do ano, bem como o aumento da produção própria de petróleo da Galp Energia, permitiram que o resultado operacional ajustado tivesse um incremento de 36%» para os 360 milhões de euros.

Numa base comparável, ou seja, isolando a venda das actividades de transporte de gás natural e regaseificação de gás natural liquefeito, bem como os efeitos dos ajustamentos contabilísticos do segmento de negócio Exploração & Produção, o aumento teria sido de 58%.

O EBITDA ajustado teve um aumento de 19,2%, contudo, «equiparando os dois semestres do efeito unbundling e dos ajustamentos contabilísticos do segmento de negócio de Exploração & Produção, apresentou um incremento de 36%».

Custos com pessoal caem 8%

Os custos com pessoal diminuíram 8% para os 130 milhões. «Esta redução tem origem numa diminuição das remunerações e respectivos encargos de 8,2 milhões», refere a empresa no comunicado.

Para isto contribuiu «uma diminuição de 1,4 milhões dos custos com benefícios pós-emprego, pelo que foi determinante a redução de 4,1% dos prémios de seguro de saúde unitários».

A Galp explica ainda a quebra de custos com a redução do número de colaboradores em resultado do processo de separação dos Activos Regulados de Gás Natural, à diminuição de custos relacionados com a restruturação do quadro de empregados e na venda de 80% da empresa Gasfomento com 35 empregados.

O total de custos operacionais do primeiro semestre de 2007 ascendeu a 5.274 milhões, diminuindo 4% face ao primeiro semestre do ano anterior.

Exploração e Produção foi única área a melhorar

As vendas e as prestações de serviços ascenderam a 5.894 milhões e reduziram-se face ao ano anterior.

A Exploração & Produção foi a única área a melhorar em termos homólogos, crescendo 317,6% para os 93 milhões de euros. A Refinação & Distribuição, que inclui a venda de combustíveis, caiu 3,7% para 5.240 milhões de euros. A área de Gás & Power caiu 2,2% para 666 milhões.

162 milhões de euros investidos

O investimento realizado no primeiro semestre foi de 162 milhões de euros, sendo a Exploração & Produção o segmento de negócio com maior investimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados