Militares regressam sexta-feira a casa do Afeganistão - TVI

Militares regressam sexta-feira a casa do Afeganistão

Militar da Força Aérea em missão no Afeganistão. Cabe a esta mulher garantir a segurança ao grupo de controladores aéreos

Os 37 militares portugueses que estão, desde Ag osto, no comando e gestão do aeroporto de Cabul, Afeganistão, regressam a Portug al na sexta-feira, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGF A).

A gestão do aeroporto da capital afegã é assegurada desde 01 de Agosto por portugueses e é comandada pelo coronel da Força Aérea Luís Ruivo.

A cerimónia de transição de autoridade dos portugueses para um comando grego está prevista para sexta-feira e o contingente deixa Cabul horas depois, a bordo de um C-130 da Força Aérea.

A chegada a Lisboa está prevista para a tarde de sexta-feira, segundo d isse à Agência Lusa uma fonte do EMGFA.

O contingente português no Afeganistão conta actualmente com 194 milita res e integra-se na Força de Assistência à Segurança (ISAF), comandada pela NATO .

A presença militar portuguesa inclui 148 membros da companhia de comand os estacionados no aquartelamento de Camp Warehouse, nos arredores de Cabul, a q ue pertencia o sargento João Paulo Roma Pereira, que morreu em missão, a 18 de N ovembro.

O militar português morreu quando o veículo em que seguia em patrulha foi atingido pela explosão de um engenho indeterminado que tinha sido colocado na estrada.
Continue a ler esta notícia