Ministro das Finanças quer combater despesismo nas obras públicas - TVI

Ministro das Finanças quer combater despesismo nas obras públicas

Teixeira dos Santos - Ministro de Estado e das Finanças

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, defende um maior rigor no planeamento financeiro de obras públicas, para combater derrapagens de custos nos investimentos do Estado.

Falando na cerimónia de lançamento do concurso para construção do novo Hospital de Vila Franca de Xira, Teixeira dos Santos manifestou hoje o empenho do Governo «em pôr termo» às derrapagens de custos «que, infelizmente, têm caracterizado o panorama de muitas obras públicas em Portugal», referiu, citado pela «Lusa».

O ministro defendeu maior rigor no planeamento de investimentos públicos, «para que uma obra lançada hoje por 100 não custe daqui a uns anos 150 ou 200», por vezes a pagar «antes mesmo de ser inaugurada, com sobrecustos e indemnizações relacionadas com cálculos e projectos mal elaborados».

O modelo de parcerias público-privadas (PPP), que será aplicado no novo hospital, «não deve constituir [uma] forma de desorçamentação», mas «uma forma de responsabilização entre o presente e futuro», envolvendo cidadãos e Governo, defendeu o ministro.

O Governo deve, «zelar para que a concretização no presente das ambições de desenvolvimento e bem-estar não comprometa o amanhã, com um fardo financeiro impossível de carregar», concluiu Teixeira dos Santos.
Continue a ler esta notícia