Neo Energia e Caixa Galicia reforçam investimento nas renováveis - TVI

Neo Energia e Caixa Galicia reforçam investimento nas renováveis

energia

Ambas as entidades foram pioneiras neste tipo de operações com o lançamento do Fundo Eólico galego em 2004.

Relacionados
A Neo Energía, sociedade participada pela EDP e pela HC Energía para gerir o negócio das energias renováveis no grupo Grupo EDP, participa com a Caixa Galicia nesta iniciativa, que permite aos investidores aceder a uma participação nos lucros gerados pelos parques eólicos na Galiza.

Através do Fundo Eólico, a Neo Energía «compromete-se a colocar no mercado financeiro galego até 10% do investimento total dos projectos por si desenvolvidos, para subscrição por agentes desta comunidade, dando preferência às pessoas físicas e jurídicas situadas próximo das instalações a desenvolver», diz a empresa em comunicado.

Este compromisso prevê um investimento de 260 milhões de euros, que corresponde à maior parte do investimento previsto pela Neo Energía no âmbito do seu Plano Eólico Estratégico para a Galiza.

A operação implica por outro lado uma via alternativa de financiamento para os investimentos eólicos na Galiza. «Estes investimentos representam um valor acrescentado para a região, na medida em que permitem fomentar o desenvolvimento de energias limpas e apostam num crescimento sustentável, uma vertente em que a Galiza se afirma como uma clara referência a nível nacional», explica o mesmo comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados