Novas encomendas à indústria aumentam 0,8% - TVI

Novas encomendas à indústria aumentam 0,8%

indústria

Agrupamento de bens de investimento apresentou a maior aceleração

Relacionados
As novas encomendas recebidas pelas empresas industriais aumentaram 0,8% em Março face ao homólogo, em resultado de andamentos díspares observados nos mercados nacional (3,2%) e externo (menos 2,6%).

Comparando com o mês anterior, a subida é ainda maior. Houve uma melhoria de 1,9 pontos percentuais (p.p.) face a Fevereiro, adianta o Instituto Nacional Estatística (INE).

«O agrupamento de bens de investimento, que apresentou a maior aceleração (9,5 p.p.) e o contributo mais influente para a variação do índice total (2,9 p.p.), contrariou o comportamento negativo dos agrupamentos de bens de consumo e de bens intermédios», comenta o INE.

O primeiro, apesar de manter uma taxa de variação negativa (menos 2%), registou uma melhoria de 5,1 p.p. face ao resultado do mês anterior, enquanto que o segundo apresentou contributo negativo mais intenso (menos 1,8 p.p.) tendo-se situado a sua variação homóloga negativa de 3,2% (menos 0,1% em Fevereiro).

Mercado nacional melhorou 5,6 p.p. face a Fevereiro

No trimestre terminado em Março, as novas encomendas recebidas na indústria com origem no mercado nacional apresentaram uma variação homóloga nominal de 3,2%, o que representou uma melhoria de 5,6 p.p. face ao observado em Fevereiro.

No mesmo período, mas no mercado externo, as encomendas recebidas na indústria diminuíram 2,6%, o que traduziu uma desaceleração de 3,4 p.p. face ao resultado do mês anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados