Número de empresas portuguesas na semana de moda de Madrid ascende a 50 - TVI

Número de empresas portuguesas na semana de moda de Madrid ascende a 50

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Cerca de 50 empresas portuguesas de vestuário masculino e feminino estarão presentes, entre 2 e 5 de Setembro, na Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), anunciou hoje a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV).

Depois de Espanha, Portugal é já o país com maior peso neste certame, tanto no número de expositores como no número de visitantes, refere a ANIVEC/APIV em comunicado, citado pela agência «Lusa».

A participação de 28 das 49 empresas de vestuário que estarão presentes na SIMM resulta de uma parceria entre a associação e o ICEP Portugal, apoiada pelo Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME), para a internacionalização de marcas portuguesas de vestuário, nomeadamente nos mercados da Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia), Espanha, Rússia e China.

Alves Gonçalves, Carlo Visconti, D+Assenta, Dielmar, Diniz&Cruz, Dunil, Enriço Silvanni, Gianfranco, Grasil Uomo, Hydrogen, Olhamar, Oxford, Pierlorenzo, Pietrinni, Soporcol, Torre e Vándoma são as 17 empresas de vestuário masculino que integrarão o «Espaço Homem» da feira.

Jotex, Onara, Anne Gilden, Habitus, Peter Murray, 1964 Collection, Concreto, Cristina Félix, Diparra, Noiva e Nortada serão, por sua vez, as 11 marcas de vestuário feminino que farão parte da restante comitiva portuguesa apoiada pela ANIVEC/APIV e o ICEP Portugal.

Para apresentação das suas colecções Primavera-Verão 2006, todas estas marcas portuguesas participarão em desfiles de moda nos dias 02, 03 e 04, organizados em cooperação com

o «Portugal Fashion».

«O objectivo é permitir às marcas nacionais a apresentação das suas propostas não apenas nos respectivos stands, mas também em passerelle. Assim, a componente comercial inerente ao certame é complementada por uma componente criativa, em que o design, a identidade e a inovação de cada marca surgem em destaque», cita a mesma agência.

De acordo com a ANIVEC/APIV, a SIMM é o certame mais importante da Península Ibérica e o segundo maior em superfície de exposição da Europa, com cerca de 40 mil metros quadrados de área total.

O certame estima este ano receber 32 mil visitantes profissionais, a maioria dos quais europeus e americanos.

Esta semana inaugurou também um «showroom» de promoção comercial permanente em Estocolmo, considerado o maior centro de negócios de moda na Suécia.

Indústria de vestuário representa 7% do Valor Acrescentado Bruto em Portugal

De acordo com os dados da associação do sector, a indústria de vestuário representa mais de 7% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 16% do emprego da indústria transformadora portuguesa.

É também responsável por cerca de 10% do total das exportações portuguesas, contando actualmente com cerca de 10 mil empresas e perto de 130 mil trabalhadores.

Com uma forte predominância de micro, pequenas e média empresas, este sector representava em 2002 cerca de 71,1% de todas as empresas da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) de Portugal.

Em 2004, o volume de negócios do vestuário representou mais de 40% da ITV, que atingiu os 3,346 mil milhões de euros, tendo as exportações atingido os 2,799 mil milhões de euros, 92% das quais destinadas à União Europeia.

Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e os Países Baixos constituem actualmente os principais mercados de destino do vestuário português.
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