Onze distritos em alerta laranja desde quinta-feira - TVI

Onze distritos em alerta laranja desde quinta-feira

Calor

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) mantém hoje o alerta laranja em onze dos 18 distritos de Portugal continental, alertando as populações, nomeadamente idosos e acamados, para que se protejam do calor.

Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja são os distritos em alerta amarelo, sendo previsíveis efeitos do calor sobre a saúde, segundo o comunicado da DGS, citado pela Lusa.

Adiantando tratar-se de uma situação de temperaturas elevadas para a época do ano, a DGS apela a instituições sociais, familiares e vizinhos de pessoas idosas, acamadas ou que vivam isoladas para a necessidade de apoiar estas populações, consideradas mais vulneráveis ao calor.

A possível ocorrência de incêndios e o eventual registo de níveis elevados de ozono em diversos pontos do país são outros alertas da DGS, que acrescenta que aquele gás pode afectar os olhos e as vias respiratórias, manifestando-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e olhos irritados.

A DGS aconselha ainda as populações a evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol nas horas de maior calor (entre as 11:00 e as 16:00).

Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, procurar ingerir mais líquidos mas evitar bebidas alcoólicas, açucaradas, gaseificadas e com cafeína são outros conselhos da DGS.
Continue a ler esta notícia