Partido de Lula da Silva deverá vencer em apenas 3 Estados - TVI

Partido de Lula da Silva deverá vencer em apenas 3 Estados

Lula da Silva, presidente brasileiro

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá vencer as eleições para governador em apenas três dos 26 Estados brasileiros e em Brasília.

Relacionados
Os candidatos do PT lideram as intenções de voto nos Estados do Acre, na região Amazónica, Piauí e Sergipe, ambos na região Nordeste.

Em Sergipe, o menor Estado brasileiro, o antigo prefeito da capital Aracaju, Marcelo Déda, lidera as intenções de voto com cerca de 48 por cento e deverá vencer já na primeira volta neste domingo.

No Piauí, um dos Estados mais pobres do Brasil, o actual governador Wellington Dias lidera as sondagens com 50%, insuficiente para uma vitória na primeira volta.

Já no Acre, na fronteira entre Brasil e o Peru, actualmente governado pelo PT, o candidato Binho Marques lidera as sondagens com 53% e a eleição também deverá ficar decidida já no domingo.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), de centro, é a formação partidária que lidera as sondagens no maior número de Estados brasileiros, dez no total.

O PMDB é favorito em importantes Estados, como Paraná e Santa Catarina, na região Sul, Espírito Santo, na região Sudeste, e no Amazonas, na região Norte.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do antigo Presidente Fernando Henrique Cardoso, lidera as intenções de voto para o Governo de cinco Estados, entre eles Minas Gerais e São Paulo, os mais ricos e populosos do Brasil.

O Partido da Frente Liberal (PFL), de direita, lidera as sondagens em três Estados: Bahia, Pernambuco e Maranhão.

Também na capital, Brasília, que não é considerada um Estado, mas elege o seu próprio governador.

PSDB e PFL apoiam o candidato a presidente Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, e principal adversário de Lula da Silva.

O lista dos que lideram as eleições para o Governo dos Estados inclui ainda o Partido Popular Socialista (PPS), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), de esquerda, e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de direita.

Nas eleições de domingo, os eleitores brasileiros vão eleger o Presidente da República, 27 governadores (26 Estados e Brasília), deputados estaduais, 513 deputados federais e 27 senadores (1/3 do total).
Continue a ler esta notícia

Relacionados