Paulo Azevedo sucede a Belmiro: uma transição de continuidade - TVI

Paulo Azevedo sucede a Belmiro: uma transição de continuidade

Belmiro de Azevedo - Paulo Azevedo

Já se sabe quem vai suceder a Belmiro de Azevedo à frente do grupo Sonae. O senhor que se segue é o próprio filho, Paulo Azevedo, que até agora presidia à Sonaecom.

Relacionados
O mandato de Belmiro de Azevedo, que é considerado um dos maiores empresários portugueses de sempre, acabou em Dezembro.

Entre os nomes que chegaram a ser apontados como possíveis sucessores estavam, além do de Paulo Azevedo, o de Álvaro Portela (presidente da Sonae Sierra), Nuno Jordão (presidente da Modelo Continente) e Ângelo Paupério (administrador financeiro do grupo). Três nomes que se mantêm na vice-presidência do grupo.

Mas Belmiro de Azevedo não vai abandonar o seu projecto de vida: apesar de passar a presidência executiva ao filho, Paulo Azevedo, o empresário vai manter-se como «chairman» da Sonae SGPS.

A liderança da Sonaecom, que até agora estava a cargo de Paulo Azevedo, passa para as mãos de Ângelo Paupério.

Paulo Azevedo será também «chairman» das outras empresas do grupo (Sonaecom, Modelo Continente, Sonae Sierra e Sonae Capital).

«É uma transição de continuidade e é muito improvável que haja grandes mudanças», disse Belmiro de Azevedo, na conferência de imprensa de apresentação de resultados da empresa, acrescentando que «ficam lá todos, ninguém está de saída».

Na Sonae Capital vai iniciar-se um processo de autonomização, semelhante ao que aconteceu na Sonae Indústria, mas trata-se «de um processo mais simples».

A proposta vai ser apresentada na próxima Assembleia-Geral, agendada para o próximo dia 3 de Maio.

* Jornalista do Portugal Diário
Continue a ler esta notícia

Relacionados