PCP quer Jardim Gonçalves e Teixeira Pinto no Parlamento - TVI

PCP quer Jardim Gonçalves e Teixeira Pinto no Parlamento

Paulo Teixeira Pinto e do Jorge Jardim Gonçalves (BCP)

Ex-presidentes do banco ouvidos depois de Constâncio, Carlos Tavares e Teixeira dos Santos

Relacionados
O Partido Comunista (PCP) quer ouvir os esclarecimentos que Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto, ex-presidentes do BCP, possam ter a dar acerca das alegadas irregularidades praticadas pelo banco, revela a agência «Lusa».

Por isso mesmo, os comunistas pediram esta quinta-feira a audição, no Parlamento, dos dois ex-presidentes do BCP sobre aquela matéria.

Recorde-se que já na quarta-feira a Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças tinha aprovado a audição de outro antigo presidente do banco, Filipe Pinhal.

O deputado comunista Honório Novo, que foi quem fez o pedido, justifica-o com o facto de os dois administradores terem exercido funções no «período em que terão ocorrido as alegadas falhas da supervisão bancária do mercado de capitais», não detectadas pelos reguladores.

É ainda de recordar que, antes dos ex-presidentes, foram já ouvidos no mesmo âmbito e pela mesma Comissão parlamentar o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMMVM), Carlos Tavares, e ainda o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, que presidia ao regulador do mercado de capitais na altura em que registaram as alegadas irregularidades no BCP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados