Portugueses fizeram 4,5 milhões de viagens só no Verão - TVI

Portugueses fizeram 4,5 milhões de viagens só no Verão

Praia no Algarve

As viagens efectuadas pelos residentes em Portugal ascenderam aos 4,5 milhões, no Verão de 2005, correspondendo a um acréscimo de 1,1% relativamente ao período homólogo do ano anterior, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituo Nacional de Estatísticas (INE).

Dos 4,5 milhões de viagens realizadas entre Julho e Setembro, 63,5% foram realizadas por motivo de lazer, recreio e férias, enquanto destas cerca de metade, 50,3%, ocorreram no mês de Agosto, sendo o Algarve a principal região de destino, com 31% do total das dormidas registadas por este motivo.

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, 30,1% da população com 15 ou mais anos realizou viagens turísticas, significando um acréscimo de 1,3 pontos percentuais relativamente ao trimestre homólogo do ano anterior.

Segundo o INE, da população que viajou, a tendência dos períodos anteriores mantém-se com uma percentagem mais elevada de turistas do sexo feminino (55,2%), relativamente ao sexo masculino (44,8%).

Analisando os diferentes motivos que originam as viagens, observou-se que 70,2% da população viajou por motivo de Lazer, Recreio e Férias, 18,4% por Visita a Familiares e Amigos, 7,7% por Outros Motivos e 3,7% por razões Profissionais e de Negócios.

Destino de mais de 80% das viagens é Portugal

Portugal foi o principal destino das viagens realizadas (87,3%), correspondendo as viagens ao estrangeiro aos restantes 12,7%. No trimestre em análise, as deslocações ao estrangeiro deveram-se maioritariamente a motivos de lazer, recreio e férias (79,5%), seguindo-se as visitas a familiares e amigos (11,1%) e as viagens profissionais (9,4%).

O transporte terrestre foi o mais utilizado, nomeadamente o automóvel (75,5% do total das viagens), o autocarro (8,2%) e o comboio (3,5%). O transporte aéreo foi utilizado em 9,7% do total das viagens do período. Este meio de transporte adquiriu maior relevância nas viagens profissionais e de negócios (utilizado em 21,5% do total de viagens deste tipo).

No que diz respeito à organização da viagem, 47,5% ocorreram sem marcação prévia, 43,8% resultaram de organização directa por parte do turista e as restantes 8,7% através do recurso a operadores turísticos ou agências de viagens.

As viagens por motivos de lazer, recreio ou férias tiveram a duração média de 8,4 noites, o que corresponde a uma média de 1,5 viagens, por turista. As visitas a familiares e amigos e os motivos profissionais e de negócios apresentaram sensivelmente o mesmo número médio de viagens por turista (2,2), com uma duração média aproximadamente igual (4,9 noites).

Média das despesas diárias situa-se nos 33 euros

Em média, as despesas diárias dos turistas residentes em férias cifrou-se nos 32,90 euros, sendo que as deslocações profissionais e de negócios atingiram uma despesa média diária de 40,9 euros.

Os destinos preferenciais dos turistas residentes foram a região Centro, que concentrou 28,2% do total das dormidas, seguido do Algarve com 26,2% e da região Norte com 14,4%. Considerando apenas o motivo de lazer, o Algarve foi a principal escolha, totalizando 31% do total de dormidas, seguindo-se da região Centro com 27,3%.

O alojamento turístico privado continuou a ser o mais utilizado pelos residentes, representando 74,8% do total das dormidas. Os hotéis e similares ocuparam o segundo lugar (15,5%), seguindo-se os outros estabelecimentos de alojamento colectivo (9,5%).
Continue a ler esta notícia