Portugueses vão poder escolher pensões - TVI

Portugueses vão poder escolher pensões

Reforma

O primeiro-ministro foi hoje ao Parlamento apresentar as reformas que pretende implementar na Segurança Social. Das contribuições até as novas regras de reforma, muita coisa vai mudar.

Relacionados
Uma das alterações anunciadas é ligar as pensões de reforma à evolução da esperança de vida. «A nossa proposta é conceder aos beneficiários um direito de opção entre três alternativas: ou optam por sujeitar o valor da sua futura pensão a um ajustamento segundo um factor de sustentabilidade (terá em conta o aumento da esperança média de vida no momento da reforma e o número de anos que se espera vir a beneficiar da pensão) ou, segunda alternativa, optam por programar um reforço das suas contribuições ao longo da vida activa, para que ao atingirem a idade da reforma, não tenha que haver nenhum ajustamento no valor da pensão.

Finalmente, terceira alternativa, podem ainda os beneficiários ocupar ou prolongar a sua vida activa pelo número de meses que for necessário para anular o efeito do referido factor de sustentabilidade», afirmou José Sócrates.

O primeiro-ministro acrescentou, ainda, que o Governo está disponível para discutir os referidos factores de sustentabilidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados