Preço dos chocolates dispara com matérias-primas mais caras - TVI

Preço dos chocolates dispara com matérias-primas mais caras

Chocolate

O preço do chocolate vai subir em Portugal.

A notícia, má para os apreciadores do «manjar dos Deuses», é avançada pelo Diário de Notícias». O jornal cita responsáveis de três das maiores empresas do ramo a operar no mercado português, que atribuem este aumento dos preços à subida das matérias-primas nos mercados internacionais.

A Mars Portugal, por exemplo, que comercializa em Portugal produtos como os M&M, Dove, Snickers ou Twix, para além dos chocolates Mars, vai aumentar o preço dos chocolates e produtos derivados já no próximo dia 1 de Dezembro

Segundo o director-geral da empresa, Richard Teyssier, a alta de preços deverá oscilar entre os 5% e os 10%. Desta revisão foram exceptuadas os bombons, cujo preço até ao Natal, pelo menos, não sofrerá alterações.



O problema está na cadeia de produtos que compõem o chocolate, cujos preços estão em alta. «O cacau, as avelãs ou os amendoins, por exemplo, estão a subir no mercado internacional entre 30% e 50%», refere aquele responsável, sublinhando que «o leite em pó duplicou o seu preço em escassos meses».

Já a Nestlé garante que os preços dos seus chocolates não aumentam este ano, mas o mesmo já não se pode dizer para 2008, quando «poderá eventualmente existir um aumento, fruto da subida das matérias-primas utilizadas», disse ao «Diário de Notícias» Orlando Carvalho.

Posição semelhante tem a Cadbury Portugal, que «está a considerar um aumento de preços» no próximo ano, pelas mesmas razões, não prevendo «mudanças importantes até ao Natal».
Continue a ler esta notícia