Preços na produção industrial aumentam 5,3% - TVI

Preços na produção industrial aumentam 5,3%

energia

Em Janeiro de 2006, o Índice de Preços na Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 5,3%, superior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) à variação observada no mês anterior.

Relacionados
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a variação mensal foi de 2,1%. A taxa de variação média nos últimos doze meses fixou-se em 4,2%, ou seja, 0,1 p.p superior à registada no mês anterior.



Em Janeiro, a variação mensal dos preços na produção industrial foi de 2,1%, acelerando 2,2 pontos percentuais, face à taxa de Dezembro de 2005.

A variação de 5% do agrupamento de Energia, representando uma aceleração de 6,1 p.p., foi determinante para aquela evolução. Os restantes agrupamentos apresentaram variações mensais positivas, em aceleração de crescimento, nos Bens Intermédios e de Bens de Investimento.

Quanto aos grandes grupos industriais, a variação homóloga dos preços de produção industrial foi de 5,3%, a que correspondeu um acréscimo de 1,3 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.

O principal contributo foi dado pelo agrupamento de Energia, na ordem de 4,3 p.p. Este agrupamento registou uma variação homóloga de 12,7%, o que representou uma aceleração de 3,8 p.p. face à variação homóloga observada no mês anterior.

A taxa de variação nos últimos 12 meses situou-se em 4,2%, aumentando 0,1 p.p. face ao observado em Dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados