Produção industrial desacelera em Novembro - TVI

Produção industrial desacelera em Novembro

Poluição do ar [arquivo]

A produção industrial apresentou um aumento de 0,5% em Novembro face ao mesmo mês do ano anterior, mas registou uma desaceleração de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à taxa observada no mês anterior, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A principal contribuição para o índice de produção industrial foi o comportamento positivo dos agrupamentos de Bens Intermédios, de 1,4 p.p. (variação homóloga de 3,3%), e de Energia, com 0,5 p.p. (3,5% de variação homóloga.

Já pela negativa, o INE destaca os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens de Investimento, com uma contribuição de menos 0,8 p.p. e menos 0,7 p.p., respectivamente.

À semelhança do mês anterior destaca-se, ao nível das subsecções, a Fabricação de equipamento eléctrico e de óptica com uma variação homóloga de 16,1% e um contributo de 1,2 p.p. para a variação do índice geral.

Comparativamente ao mês anterior, a produção industrial registou um crescimento de 3,6%, determinada pelo comportamento positivo de todas as secções, com particular destaque para a das Indústrias transformadoras, (variação mensal de 3,8%) que registou uma aceleração de 8,1 p.p., contribuindo com 3.3 p.p para o índice geral, acrescentam os mesmos dados do INE.

A secção Produção e distribuição de electricidade, gás e água (2,5%) contribuiu com 0,3 p.p. para a variação mensal do índice agregado. A Industria Extractiva, apesar da aceleração de 4,2 p.p., manteve um contributo quase nulo para a variação mensal do índice geral.

Todos os Grandes Agrupamentos Industriais registaram variações mensais positivas sendo o de Bens de Consumo o que mais contribuiu para o comportamento positivo do índice, com 2,7 p.p., tendo registado uma variação mensal de 9,3%.
Continue a ler esta notícia