Procura faz subir preços do bacalhau entre 5% e 10% - TVI

Procura faz subir preços do bacalhau entre 5% e 10%

Vai haver novas regras na venda do bacalhau

A maior parte do bacalhau que há-de ser servido à mesa dos portugueses na Consoada já está em território nacional, pelo que já é possível antecipar que o ¿fiel amigo¿ vai sofrer aumentos de preço, entre os 50 cêntimos e um euro no preço de quilo, noticia o «Correio da Manhã».

Isto quer dizer que, tomando por regra o hábito de adquirir tamanhos grandes (graúdo e especial), o aumento pode reflectir-se em cerca de três a cinco euros por peixe.



Vários armazenistas, contactados pelo CM, referem que, apesar do aumento se situar entre os cinco e os dez por cento em relação aos preços actuais, «esta é uma subida normal e esperada para a época». Os mesmos interlocutores adiantam ainda que também eles estão a comprar o produto mais caro e dão como exemplo a Noruega, cujos preços de exportação registaram um aumento médio de três por cento, em relação a igual período do ano passado.

Os consumidores que fazem as suas compras nos grandes centros urbanos, ou nos hipermercados, compram, por norma, o bacalhau mais barato. Enquanto que os primeiros beneficiam da maior oferta, os segundo acabam por comprar produto que vem directamente da indústria transformadora, sem passar pelos armazenistas.

Há o caso de uma cadeia de distribuição alimentar em Portugal que compra o bacalhau (produto acabado) directamente ao exportador da Noruega, podendo assim ser mais concorrencial nos preços.
Continue a ler esta notícia