PSI20 continua no verde com ajuda da Sonae e da Cofina - TVI

PSI20 continua no verde com ajuda da Sonae e da Cofina

bolsa de valores

A bolsa nacional abriu esta quarta-feira em alta, em sintonia com as principais praças europeias. No entanto o PSI20 desceu um pouco dos valores registados na abertura da sessão, seguindo agora com 0,11% para os 9.487,39 pontos, impulsionado pela Sonae SGPS e pela Cofina.

Relacionados
A Sonae SGPS soma 1,54% para 1,32 euros, isto ainda por causa oferta pública de aquisição sobre a PT. Segundo a imprensa de hoje, a Sonae vai recorrer a uma empresa holandesa para lançar a OPA, beneficiando de regalias fiscais e isenções, como a isenção do pagamento de selo, no que poupa 57,5 milhões de euros, visto que naquele país as empresas estão isentas do pagamento deste imposto.

A puxar para o verde está, também, a Cofina que passou a integrar a lista das acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento, substituindo a Semapa, que subiu para máximos históricos nas últimas sessões. A estrela da sessão de hoje sobe 1,56% para os 3,26 euros.

A eléctrica nacional. A EDP segue a ganhar 0,34% com cada acção a valer 2,94 euros, isto depois da notícia de que o grupo eléctrico nacional vai apostar em novos projectos de energia das ondas na Figueira da Foz.

A Portugal Telecom derrapa 0,21% para os 9,68 euros. Mas a sua subsidiária PT Multimédia cresce 0,39% para os 10,21 euros.

A contrariar está todo o sector da banca, com excepção do BCP, o único banco que apresenta resultado positivo neste momento, valoriza 0,8% para os 2,51 euros. De resto, e em vésperas de novas subidas das taxas de juros, o BPI recua 1,1% para os 4,48 euros e o BES derrapa 1,16% com cada acção a valer 13,66 euros.

Na Europa, o cenário continua positivo com o CAC a ganhar 0,62%, o IBEX a subir 0,75%, o FTSE a valorizar 0,57% e o Dax a avançar 0,56%.

Em Nova Iorque, os mercados encerraram ontem negativos, com o Dow Jones a perder 0,94% e o Nasdaq a cair 1,48%. As previsões para hoje são de que os mercados americanos recuperem e abram a sessão em terreno positivo, com os analistas á espera da divulgação por parte do governo dos relatórios sobre o vencimento e despesas pessoais, duas horas antes do início da sessão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados