PT anuncia parceria com Helios para África Subsariana - TVI

PT anuncia parceria com Helios para África Subsariana

PT

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Portugal Telecom (PT) vendeu uma participação de 22% na Holding Africana ao fundo Helios Investors LP, por 171 milhões de dólares (125 milhões de euros).

Esta é a empresa que agrega todos os activos que a PT detém actualmente na África subsariana . «A Portugal Telecom anunciou a criação de uma parceria estratégica com a Helios Investors LP (Helios), um fundo aconselhado pela Hélios Investment Partners LLP, para o mercado de telecomunicações subsariano. Ao abrigo dos termos do acordo, a Helios adquiriu inicialmente uma participação de 22% na Holding Africana, a holding que agregará todos os activos que a PT detém actualmente na África Subsariana», revela a empresa em comunicado.

A PT considera o continente africano um «mercado estratégico, que oferece oportunidades de crescimento atractivas e o potencial para a criação de valor adicional». «O continente africano é um dos mercados de telecomunicações com maiores perspectivas de crescimento a nível mundial nos próximos 3 a 5 anos. Com uma população total de 900 milhões, o continente africano atingiu aproximadamente 200 milhões de clientes móveis no final de 2006, o que equivale a uma penetração de 22%», alegam.

A operadora portuguesa estima ainda que o número total de clientes móveis em África crescerá mais de 10% ao ano até 2010, o que representa mais de 100 milhões de adições líquidas nesse período. «Espera-se que aproximadamente três quartos deste crescimento se concentrem nos dez maiores mercados africanos, dos quais seis se encontram a sul do Sara, nomeadamente África do Sul, Nigéria, Congo, Tanzânia, Angola e Quénia», sublinham.

Objectivo da parceria é desenvolver operador multinacional na região

O objectivo da parceria estratégica anunciada hoje pela PT e pela Helios é a «criação e posterior desenvolvimento de um operador de serviços de telecomunicações coeso, coerente e multinacional na região da África subsariana, através da combinação de determinados activos e das competências da PT como operador de telecomunicações, à rede de contactos e experiência da Helios em África, assim como o know-how financeiro e de telecomunicações de ambos. Além da gestão do seu portfolio de activos actual, a Holding Africana» focar-se-á numa expansão selectiva da sua presença na região, com o objectivo de criar valor adicional para os seus accionistas».

De referir que o Helios é um private equity de referência em África Subsariana gerindo uma carteira de activos com um valor superior a 450 milhões de dólares.

Ao abrigo do acordo, a Helios adquiriu inicialmente uma participação minoritária de 22% na Holding Africana, dos quais 11 milhões de dólares serão pagos sob a forma de dividendos adicionais. Adicionalmente, a PT subscreveu um financiamento emitido pela Holding Africana no montante de 450 milhões de dólares. Em resultado, o valor implícito de 100% dos activos da Holding Africana totaliza 1.225 milhões de dólares (897 milhões de euros).

«De acordo com as contas divulgadas de 2006 o múltiplo EV/EBITDA pago pela participação minoritária é de 6,8x. A mais valia líquida resultante desta transacção deverá atingir aproximadamente os 50 milhões de euros, sendo o seu registo expectável no terceiro trimestre de 2007», adiantam.

Holding Africana agregará todos os activos subsarianos da PT

A Holding Africana agregará todos os activos subsarianos da PT. A base total de clientes da Holding Africana totalizou 2,9 milhões no final de 2006, o que representou um crescimento de 58% face ao ano anterior. No final de Junho de 2007, o número total de clientes atingiu os 3,4 milhões. Considerando os números reportados em 2006, as receitas e o EBITDA proporcionais totalizaram 215 milhões de euros e 131 milhões de euros respectivamente.

As acções da PT seguem a subir 1,45% para os 9,80 euros, com mais de 3,5 milhões de títulos transaccionados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados