Receitas dos novos estádios de futebol triplicam - TVI

Receitas dos novos estádios de futebol triplicam

Estádio Luz 3

Na época em que o Benfica chegou aos quatros de final da Taça UEFA, disputados com o Barcelona, clube da Luz atingia um recorde anual de bilheteiras: 24,3 milhões de euros.

Relacionados
Os números são três vezes superiores ao valor máximo registado do antigo estádio do Benfica de 8 milhões de euros, noticia o «Diário Económico».

O Porto conseguiu multiplicar por 2,5 vezes as receitas entre a última época jogada no estádio das Antas e a época inaugural do novo estádio do Dragão: 22,5 milhões de euros em 2003/2004 face aos 9,4 milhões registados em 2002/2003. A lotação dos estádios é idêntica, cerca de 50 mil lugares.

Já a lotação do novo estádio do Benfica é inferior, 64.730 lugares, comparativamente aos 80 mil lugares disponíveis no antigo estádio depois da colocação de cadeiras, a que os clubes foram obrigados.

Os analistas reconhecem o efeito da subida dos preços na receita de bilheteira, nomeadamente para o Benfica que, depois de jogar uma época na Estádio Nacional com bilhetes gratuitos e ter sido campeão na época inaugural do novo estádio da Luz, aproveitou a euforia para subir os preços.

O estádio que veio substituir aquele que, em 1954 o presidente Joaquim Ferreira Bogalho não deixou ser oficialmente ¿da Luz¿, trouxe a mais valia de ser construído a pensar nos camarotes de empresas que, em conjunto com os camarotes dos títulos fundadores, representam um terço das receitas de bilheteiras actuais.

O impacto é idêntico nos camarotes das empresas para os resultados das bilheteiras no clube de Pinto da Costa (7 milhões de euros) e no novo estádio dos Leões. Nesta época, os camarote ¿corporate¿ representaram um valor de 5 milhões de euros.

O novo estádio do Sporting, com uma lotação de 50.095 lugares, conseguiu facturar 16,5 milhões de euros na bilheteira na época 2004/2005 com o impacto do ¿efeito UEFA¿. A 18 de Maio de 2005 o Sporting Clube de Portugal recebia a final da Taça UEFA, disputada com o CSKA de Moscovo. Os russos venceram a prova, mas os Leões ficaram com a consolação da maior receita de bilheteira alguma vez realizada num jogo: 1,050 milhões de euros.

Em 2001/2002, ano em que se sagrou campeão e ainda no antigo estádio, o Sporting registou a sua melhor época em termos de receita de bilheteiras com 8 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados