Recessão: Governo prevê contracção de 0,8% este ano - TVI

Recessão: Governo prevê contracção de 0,8% este ano

Teixeira dos Santos

Previsão do executivo em linha com a do Banco de Portugal

Relacionados
[Notícia actualizada]

O Governo português acaba de confirmar um cenário de recessão em Portugal já este ano.

Na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que foi aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros extraordinário e que será entregue na segunda-feira no Parlamento, o executivo aponta para uma contracção da economia nacional na ordem dos 0,8%, o mesmo que o Banco de Portugal.

A recuperação começará logo em 2010, com a economia a crescer 0,5%, e continuará em 2010, com uma expansão de 1,3%.

Recorde-se que no Orçamento do Estado para este ano, o Governo esperava um crescimento de 0,6% em 2009.

Alterações de peso que o ministro atribuiu à deterioração das condições macroeconómicas e admitiu que as mesmas podem ainda não ser definitivas. «Estas previsões valem o que valem», disse, sublinhando que o momento é de grande incerteza

No que se refere à inflação, o ministro aponta agora para uma taxa de 1,2% este ano (em vez dos anteriores 2,5%) e de 2,2% no ano que vem e no seguinte.

Quanto à taxa de desemprego, segundo os números apresentados pelo ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, na conferência que se seguiu à reunião dos governantes, ela deverá subir para 8,5%.

Recorde-se que, na proposta de Orçamento do Estado, aprovada Assembleia da República, o Governo esperava um crescimento económico de 0,3% e uma taxa de desemprego de 7,7 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados