Resultados da Sonae Indústria são «soberbos» - TVI

Resultados da Sonae Indústria são «soberbos»

Sonae e PT

Os resultados do exercício de 2005 da Sonae Indústria são «soberbos uma vez que a empresa conseguiu registar um aumento de 63,6% em termos homólogos no lucro líquido para os 36 milhões de euros num período economicamente frágil», segundo os analistas da Lisbon Brokers.

Relacionados
«Este crescimento nos lucros tem como base o aumento de 4,3% nas suas receitas para os 1.47 mil milhões de euros. Consideramos este crescimento no top-line excelente dado que o ambiente no sector esteve fértil em pressões nos preços e volatilidade na procura, que a Sonae Industria conseguiu contrariar com um mix de produtos mais favorável que resultou numa melhoria no seu preço médio de venda», adianta a Lisbon Brokers.

A performance ao nível das receitas transmitiu-se num aumento de 1% no EBITDA para os 208 milhões de euros, um aumento que os analistas consideram «modesto, mas compreensível dado o aumento do preço da energia que agravou os custos de produção».

Em geral, com a continuação da consolidação no sector, com a própria Sonae Industria a anunciar a aquisição do Grupo Hornitex por 60 milhões de euros, «iremos notar uma redução na volatilidade dos preços devido ao à redução do excesso de capacidade que historicamente tem caracterizado o sector», afirmam os analistas.

A Lisbon Brokers considera ainda que 2006 deverá testemunhar «uma maior estabilização dos preços, e possivelmente até um aumento, com a Sonae Industria a continuar a focar a sua estratégia em a três pilares: a protecção da sua quota de mercado e rentabilidade na Península Ibérica, aumentar a sua rentabilidade e quota de mercado na Europa Central - reforçada pela anunciada aquisição da Hornitex, e focar no crescimento orgânico nas seus mercados mais rentáveis».

Apesar de prosseguirem com profundas alterações no seu modelo de modo a reflectir os resultados de 2005 e a aquisição da Hornitex, que no cômputo geral deverá melhorar a sua avaliação, que se encontrade momento nos 6,80 euros por acção, os analistas reiteram a sua recomendação de «compra» para os títulos da Sonae Indústria.

As acções da Sonae Industria seguem neste momento a subir 6,05% para os 7,01 euros, obtendo um potencial de desvalorização de 3,1% face ao preço alvo estabelecido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados