Revisão rating da PT é má notícia para a empresa - TVI

Revisão rating da PT é má notícia para a empresa

Administração da PT aprova plano de defesa

O BPI considera má notícia para a Portugal Telecom a revisão em baixa do rating da dívida de longo prazo efectuada pela Standard & Poor's e neutro a positivo o facto de a Sonaecom não aumentar o preço da oferta.

Relacionados
A Standard & Poor's, à semelhança de outras agências de notação financeira como a Moody's e a Fitch, baixou o rating da dívida da PT de «A-» para BBB+, mantendo os outros ratings da empresa sob vigilância negativa.

A S&P justificou o corte com o aumento do risco de crédito enfrentado pelos detentores de obrigações da empresa de telecomunicações.

Depois da OPA lançada pela Sonaecom sobre a PT, o grupo assumiu uma política financeira «mais agressiva» e tem planos que podem «alterar a dinâmica competitiva do mercado de telecomunicações em Portugal» (facilita o acesso de concorrentes ao mercado fixo), revelou a agência.

A 7 de Março, a PT anunciou que pretende distribuir aos accionistas três mil milhões de euros até 2008 e separar os negócios de rede móvel dos de rede fixa.

Esta notação corresponde ao terceiro ranking mais baixo de notação da dívida e reflecte os receios da agência de que a PT possa vir a aumentar significativamente o seu endividamento quer seja adquirida pela Sonae, quer ponha em prática a estratégia de remuneração dos accionistas prevista até 2008.

Neutral a positivo para os analistas do BPI é o facto de o a Sonaecom manter a Oferta Pública de Aquisição (OPA) à Portugal Telecom (PT) inalterada e com o dividendo a 0,385 euros por acção.

O título da PT seguia a desvalorizar 0,2% para 9,84 euros a acção, às 11:37, e o título da Sonaecom caía 0,48% para 4,12 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados