Riqueza gerada por cada lisboeta é 70% superior à dos outros portugueses - TVI

Riqueza gerada por cada lisboeta é 70% superior à dos outros portugueses

[arquivo] Lisboa

O PIB per capita na região de Lisboa supera a média nacional em 70%, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, revela o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Mas também a Região Autónoma da Madeira, o Alentejo Litoral, o Algarve e o Grande Porto registaram valores acima da média nacional.

Relacionados
Das sub-regiões com PIB per capita inferior a 75% da média nacional nota-se, com excepção do Minho-Lima, uma concentração no Interior do país, abrangendo a maior parte do Norte, grande parte do Retrato Territorial de Portugal 2004 5/6 Centro e ainda a sub-região do Baixo Alentejo. No caso do Tâmega, o valor foi mesmo inferior a metade do valor nacional (49%).

Para quantificar esta medida das disparidades regionais, analisou-se o coeficiente de variação do PIB per capita, ponderado pela população de cada subregião, que revelou o valor mais acentuado em Lisboa com 28%, seguido do Norte com 24%, em parte devido à influência das áreas metropolitanas que enquanto pólos de emprego beneficiam de importantes movimentos pendulares que contribuem para o aumento do PIB, sem no entanto serem considerados no cálculo do PIB per capita dessas sub-regiões. As regiões do Centro e do Alentejo revelaram valores mais reduzidos no nível de disparidade intra-regional com 16% e 13%, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados