Saída de Teixeira Pinto do BCP discutida na reunião de hoje - TVI

Saída de Teixeira Pinto do BCP discutida na reunião de hoje

Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP

A saída de Paulo Teixeira Pinto da presidência do BCP pode estar para muito breve. As negociações vivem hoje um dia decisivo.

Relacionados
Segundo fontes do banco confirmaram à «Agência Financeira», este assunto será discutido na reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS), que decorre hoje, depois de ter sido adiado por duas vezes.

As mesmas fontes confirmaram que a decisão da saída do presidente deve ser anunciada esta tarde, depois da reunião, na sequência das negociações que têm estado a ser desenvolvidas entre os vários accionistas do banco e os dois homens fortes do BCP, que estão na génese da guerra de poder: Paulo Teixeira Pinto e o fundador Jorge Jardim Gonçalves, que preside agora ao CGS.

Se Paulo Teixeira Pinto aceitar renunciar ao cargo de CEO, deverá ser o vice-presidente mais antigo, Filipe Pinhal, a assumir a presidência, conforme estabelece o pacto social do banco. O «Jornal de Negócios» desta sexta-feira garante que o responsável está disposto a assumir as funções no caso de Paulo Teixeira Pinto sair.

Uma saída que abrirá também caminho a mais mudanças no seio do maior banco privado português, nomeadamente à alteração do modelo de governação, com a extinção do CGS, remetendo Jardim Gonçalves apenas para a presidência do Conselho Superior do banco.

Se não assinar a renúncia ao cargo até ao final do ano, o mandato de Paulo Teixeira Pinto termina nessa altura e, na Assembleia-geral anual de Março será finalmente decidido o destino do banco e nomeados os novos elementos da administração, já com o novo modelo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados