Separação da PT Multimédia vai demorar oito a 12 semanas - TVI

Separação da PT Multimédia vai demorar oito a 12 semanas

PT

A Portugal Telecom (PT) estima um período entre 8 e 12 semanas para realizar a cisão da participada PT Multimédia (PTM), detentora da TV Cabo, noticia o «Diário de Notícias».

Relacionados
Este é o prazo estimado internamente pela empresa liderada por Henrique Granadeiro e revelado à Autoridade da Concorrência, na altura em que estava a ser analisada por Abel Mateus a concentração entre a Sonaecom e a PT, de acordo com os documentos a que o DN teve acesso.

«Uma solução de spin-off (cisão da sociedade) da PTM pode demorar entre 8 e 12 semanas», dizia a PT, acrescentando que «a esta vantagem em termos de calendário acresce a circunstância de os custos da operação de desinvestimento serem muito inferiores aos envolvidos na venda da rede de cobre». Mas o valor do desinvestimento não foi revelado.

Também nesses documentos, a PT avançava que a separação vertical da rede de cobre (separação da actividade grossista, que lida com outros operadores, da área ao consumidor final) levaria mais tempo, entre 12 e 18 meses.

A cisão da PT Multimédia vai publicamente iniciar-se no dia 24 de Abril, com a Assembleia-geral desta empresa, em que vai ser discutido (e ao que tudo indica aprovado) o fim dos direitos especiais da Portugal Telecom.

Três dias depois, a 27 de Abril, serão os accionistas da PT a decidir a cisão da Multimédia, propondo a administração atribuir quatro acções da PT Multimédia por cada 25 acções da PT detida pelos accionistas. A PT vai dar 58% da Multimédia aos seus accionistas.

Com o spin-off, Henrique Granadeiro acredita que a Multimédia terá cerca de trezentos accionistas potenciais, passando a sua dispersão no mercado dos actuais 19% para mais de 70%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados