Supermercados de Lisboa são os mais caros do País - TVI

Supermercados de Lisboa são os mais caros do País

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No Continente de Leiria, os mesmos 164 produtos custam mais 28 euros do que no Continente do Porto. Os supermercados da zona da Grande Lisboa são os mais caros do país, segundo um estudo divulgado pela Direcção-Geral da Empresa, pertencente ao Ministério da Economia, noticia o «Diário de Notícias».

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O Porto é, pelo contrário, a região do país onde se consegue comprar mais barato, tanto em su-permercados como em hipermercados. É nos preços dos produtos de alimentação e nas bebidas que a diferença entre as duas maiores cidades portuguesas é mais significativa.

O estudo divide Portugal continental em apenas três zonas (Lisboa, Porto e Regiões) e analisou nove cadeias de estabelecimentos (ver coluna lateral), entre hipermercados e supermercados. Neste grupo não se incluem as chamadas lojas de desconto - como o Minipreço, Dia ou Lidl -, já que não entram na categoria de grandes superfícies.

De entre esse conjunto de estabelecimentos, o Jumbo foi considerado a cadeia mais barata, seguida do Carrefour e do Pingo Doce. O Continente ficou em quarto lugar. Os supermercados Leclerc foram classificados como os mais caros do país, seguidos da cadeia Pão de Açúcar e dos supermercados Modelo.

Apesar de tudo, a diferença de preços entre os vários estabelecimentos é menos significativa do que se poderia supor, não ultrapassando os 6%. Um cabaz de 105 produtos comuns pode ser adquirido no Jumbo por 255,87 euros e por 271,28 euros no Leclerc - a diferença para a carteira é de 15,41 euros.

Contudo, para quem tiver tem-po e paciência, visitar vários hipermercados é mesmo a melhor solução para poupar alguns euros. Por exemplo, nos produtos de conservação e limpeza, o estudo da Direcção-Geral de Empresas aponta a cadeia Pingo Doce como a mais barata. Neste grupo de bens de consumo, o Jumbo surge apenas em quarto lugar, atrás do Carrefour (segundo mais barato) e do Feira Nova (terceiro).

Onde o Jumbo surge como imbatível é na alimentação e bebidas e na gama definida como «toucador e higiene pessoal». Nestes campos, as diferenças em relação à cadeia Leclerc chegam a atingir os 9%.
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