Taxa de desemprego atinge máximo de sempre nos 10,2% - TVI

Taxa de desemprego atinge máximo de sempre nos 10,2%

Desemprego

Valor está acima da média europeia

Relacionados
A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 10,2% em Outubro, o valor mais elevado desde que há registos.

O Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, reviu ainda o valor relativo a Setembro, revelando que, já nesse mês, a taxa de desemprego nacional tinha atingido os dois dígitos, ficando nos 10,1%.

A taxa portuguesa ultrapassa assim a média da Zona Euro, que permaneceu nos 9,8%, o valor mais alto dos últimos 11 anos. Fica também acima da média da União Europeia, onde a taxa aumentou uma décima para 9,3%.

Em Outubro, na União, existiam mais de 22,5 milhões de pessoas sem emprego, ou seja, mais 258 mil que em Setembro.

Em Portugal o desemprego é muito mais elevado entre os jovens (até aos 25 anos de idade). Nesta faixa etária a taxa de desemprego atingiu os 18,9%. As mulheres continuam a ser também as mais castigadas: 10,9% da população activa feminina está sem trabalho, enquanto que no universo masculino essa percentagem cai para 9,6%.

Com taxas de desemprego mais elevadas que a portuguesa ficaram a Eslováquia com 12,2%, a Irlanda, com 12,8%, a Espanha com 19,3% e a Letónia com 20,9%.

As menores taxas couberam à Holanda, que se ficou pelos 3,7%, e à Áustria, com 4,7%.

Em termos de evolução, três países registaram descidas mensais da taxa: a Hungria, com uma queda de duas décimas, e a Irlanda e a Alemanha, com menos uma décima. Tanto a Holanda como a Áustria ficaram estáveis.

A subida da taxa de desemprego não surpreende muito os economistas, que já esperavam um aumento da taxa de desemprego apesar dos sinais de retoma económica da Europa. O desemprego costuma reagir com atraso à tendência económica e alguns economistas acreditam que continuará a subir em 2010, podendo atingir um pico de 11%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados