Taxa de desemprego nacional já ultrapassa a espanhola - TVI

Taxa de desemprego nacional já ultrapassa a espanhola

Desemprego

A taxa de desemprego portuguesa ultrapassou a espanhola em Agosto deste ano, pela primeira vez em 20 anos.

Relacionados
Portugal foi um dos únicos três países da União Europeia onde o desemprego aumentou em Agosto face ao homólogo.

De acordo com os dados do Eurostat, o instituto de estatística da União Europeia, a taxa de desemprego nacional alcançou os 8,3% em Agosto, subindo uma décima face a Julho e oito décimas face aos 7,5% do mesmo mês de 2006. Esta foi, também a maior subida homóloga da taxa de desemprego da União. Além de Portugal só a Irlanda e o Luxemburgo registaram subidas da taxa, de três décimas cada.

Nos restantes Estados-membros, as taxas baixaram, sendo que a Polónia e a Lituânia lideraram a tendência, com recuos de 13,3 para 9,1% e de 5,8 para 4,1%, respectivamente.

Com este comportamento, Portugal está assim a divergir da tendência europeia e afasta-se cada vez mais dos padrões dos parceiros da UE. O nosso país regista agora a quinta taxa de desemprego mais alta da União e a terceira mais elevada da Zona Euro. Portugal ultrapassa mesmo a vizinha Espanha, cuja taxa de desemprego está agora nos 8%. À frente de Portugal estão apenas a Eslováquia (com 11,1%), a Polónia (com 9,1%), a França (com 8,6%) e a Grécia (com 8,4%).

Em termos mensais, a taxa de desemprego da Zona Euro manteve-se estável nos 6,9% e baixou uma décima na União Europeia para 6,8%. Já em termos homólogos, ambas as áreas registaram uma queda significativa, já que em Agosto de 2006, a taxa era de 7,8% em ambas as áreas.

As taxas mais baixas couberam à Dinamarca e Holanda (3,3% em cada) e as mais altas à Eslováquia (11,1%) e Polónia (9,1%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados