Trichet: inflação deve voltar aos 2% até ao fim de 2009 - TVI

Trichet: inflação deve voltar aos 2% até ao fim de 2009

Trichet

Presidente da instituição diz que tudo fará para garantir estabilidade de preços

Relacionados
Num momento crítico da economia europeia, o presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet, admite que a taxa de inflação da Zona Euro, que atingiu um recorde se 4% em Junho, poderá recuar para os 2% num prazo de 18 meses.

O banco tem vindo a referir que, apesar de se esperar que a inflação se mantenha em alta por mais algum tempo, ela deverá abrandar ao longo do ano que vem. Recorde-se que 2% foi o tecto fixado pela instituição como ideal para assegurar a estabilidade de preços que, nada mais nada menos, que a sua prioridade.

Por isso mesmo, em entrevista a vários jornais europeua, entre os quais o «Jornal de Negócios», Trichet garante estar em sintonia com a opinião pública europeia para quem a inflação é agora o principal problema.

Numa entrevista concedida há uma semana, exactamente uma semana após a controversa subida de juros de 4% para 4,25%, Jean Claude Trichet, o presidente do BCE, explica a sua decisão e avisa que num contexto de forte incerteza, o conselho de governadores «fará o necessário para entregar estabilidade de preços no médio prazo e por ser credível ao fazê-lo, uma vez que isto é essencial para ancorar as expectativas de inflação».

A situação de países como Portugal, a Espanha ou a Irlanda, que são os que mais sofrem com este endurecimento da política monetária, acabam por pesar pouco nas decisões. Trichet explica porquê. «O BCE tem de se preocupar com o interesse superior da Zona Euro. A nossa política monetária tem de ser óptima ao nível de toda a Zona Euro», refere.
Continue a ler esta notícia

Relacionados