Vamos perder mais empresas para países de Leste e Norte de África - TVI

Vamos perder mais empresas para países de Leste e Norte de África

Desemprego

Portugal tem de entrar no radar do Brasil, Rússia, Índia e China

Portugal vai continuar a perder empresas para países como a China, Europa Central e de Leste, e Norte de África, como Marrocos, Tunísia e Egipto.

A previsão, nada animadora, é do estudo Ernst & Young Portuguese Attractiveness Survey 2008, segundo o qual o País irá continuar a assistir a deslocalizações nas áreas dos componentes de automóveis, da electrónica de consumo e da farmacêutica.

Os motivos apontados para esta deslocalização são a poupança de custos. «Dado curioso que demonstra que Portugal já não é competitivo em sectores cuja atractividade depende do baixo custo de produção, ou de uma legislação laboral muito flexível», refere o mesmo estudo.

Quanto aos desafios que Portugal terá de enfrentar no futuro, são dois: colocar Portugal no radar das economias dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia ou China), atrair investimento estruturante destes países, e diversificar internamente para indústrias de crescimento rápido baseadas na inovação e no aproveitamento do nosso cluster de tecnologias de informação e comunicação.
Continue a ler esta notícia