Preços industriais sobem pela 1ª vez na UE em 2009 - TVI

Preços industriais sobem pela 1ª vez na UE em 2009

Contas [Arquivo]

Em Portugal, o valor da produção industrial subiu 0,6% em Junho

Relacionados
Os preços industriais aumentaram pela primeira vez este ano na Zona Euro e na União Europeia (UE), de acordo com o comunicado do Eurostat.

Em Junho os preços industriais subiram 0,3 por cento nos países aderentes ao euro e 0,2% em todo o espaço comunitário, face a Maio, em que os valores permaneceram estáveis. Porém, em relação ao mês homólogo de 2008, tanto na zona da moeda única como na UE os preços desceram 6,6% e 6,7%, respectivamente.

Em Portugal, os preços subiram 0,6 por cento em Junho face a Maio, caindo 5,8 por cento face a Junho de 2008.

Considerando os preços por sector e comparando com o mês anterior, os da energia foram os únicos a aumentar em Junho, em 1,4% na zona euro e 1% nos 27. Os preços de produção industrial tiveram uma redução de 0,1% tanto na zona euro, como em toda a UE.

O valor dos bens de investimento estabilizou nos países da moeda única e diminuíram 0,1% na UE. O valor dos bens intermédios, registaram uma queda de 0,1% e 0,2% respectivamente, enquanto os bens de consumo duradouro e não duradouro desceram 0,1% em ambas as zonas.

Os países em que os preços da indústria registaram uma subida mais significativa nos em termos mensais foram Grécia (2,1%), Dinamarca (2%) e Finlândia (1,1%), enquanto as maiores quedas foram na Letónia (1,8%), Eslováquia (0,6%), Alemanha e Chipre (ambas, 0,1%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados