Ladrões atacam cartões matriz dos bancos - TVI

Ladrões atacam cartões matriz dos bancos

Cartões

Caixa alerta clientes da primeira página do seu site na Internet

Relacionados
Os ladrões encontraram uma nova forma de conseguir dados confidenciais dos clientes da banca, usando os cartões matriz (cartões com códigos necessários à autorização de operações quando realizadas através da Internet).

O phishing é um método já muito frequente, que passa por enviar e-mails às pessoas identificados como se fossem da instituição bancária a pedir confirmação de dados pessoais e sigilosos. A novidade é que agora os ladrões pedem aos clientes de vários grupos bancários para revelarem não só os seus dados mas também toda a tabela de códigos do cartão matriz.

Vários clientes da CGD, Millennium BCP e Banif receberam este e-mail. Os bancos têm informação e recomendações de segurança nos seus sites direccionadas para os seus clientes, mas a CGD tem mesmo uma referência específica ao cartão matriz na primeira página do seu site.

«Proteja e preserve o seu cartão matriz»

«Para protecção e preservação do cartão matriz deverá ter o mesmo tipo de cuidados que tem com os seus cartões de débito e crédito e com outras credenciais de segurança (PIN, códigos de acesso, etc.)», refere o banco.

A CGD aconselha os clientes a «não guardar informação do cartão em suporte digital, não fazer cópias do cartão ou dos números neles constantes; manter o cartão sempre na posse do titular e não o partilhar com ninguém; preservar a confidencialidade dos números contidos no cartão; não fazer anotações no cartão, em particular informação associável ao contrato Caixadirecta on-line (ex: código de acesso, nº de contrato), à conta ou a qualquer tipo de dado pessoal».

O banco lembra ainda que a perda ou o furto do cartão matriz deverá ser comunicado imediatamente à Caixa para se proceder ao seu cancelamento, de modo a evitar uma eventual utilização abusiva por terceiros.

«Para validar algumas operações, o serviço Caixadirecta on-line solicita 3 dígitos do cartão matriz. Nunca responda a solicitações para introdução de mais do que 3 dígitos ou da totalidade do cartão matriz, porque se trata de fraude», revela.

E conclui que «a Caixa nunca solicita dados de segurança (códigos de acesso e cartão matriz) ou outro tipo de informação confidencial através de mensagens de e-mail, telefone ou outro tipo de contacto. Nunca se deve responder a este tipo de solicitação porque se trata de fraude».
Continue a ler esta notícia

Relacionados