Belmiro quer menos IRC mas diz que descida no OE «é irrelevante» - TVI

Belmiro quer menos IRC mas diz que descida no OE «é irrelevante»

  • Rui Pedro Vieira
  • 27 out 2008, 14:59
Belmiro de Azevedo1

Empresário defende que este é o imposto com mais efeito directo no investimento

Relacionados
O empresário fundador da Sonae defendeu esta segunda-feira a «redução progressiva do IRC» dado que este imposto, no seu entender, permite alavancar as expectativas dos agentes económicos.

«Este é o imposto que tem mais efeito directo no investimento», disse Belmiro de Azevedo no Fórum para a Competitividade dedicado ao Orçamento de Estado 2009, que decorreu no Centro Cultural de Belém.

Neste âmbito, e em declarações aos jornalistas, o empresário disse que a descida anunciada pelo Governo para 12,5 por cento nos primeiros 12.500 euros de matéria colectável «é irrelevante».

Segundo o empresário, se for anunciada uma baixa progressiva de IRC isso terá impacto nas decisões de investimento e criação de emprego «imediatamente».

«A diminuição de receita via diminuição da taxa de IRC será compensada pelo aumento da base colectável», acrescentou na sua apresentação.

Ainda segundo Belmiro de Azevedo, a medida tornaria o País mais competitivo face aos novos países do alargamento da União Europeia, onde a taxa da média de tributação das empresas é de 18,25%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados