«Downloads» legais de filmes e de jogos a partir de hoje - TVI

«Downloads» legais de filmes e de jogos a partir de hoje

Computador

A BitTorrent, empresa que detém um programa de partilha de ficheiros on-line, vai disponibilizar a partir desta segunda-feira, na sua página oficial, jogos, vídeos e filmes em formato digital que poderão ser descarregados legal e gratuitamente.

Relacionados
A BitTorrent, fundada em 2004 por Bram Cohen, criador do protocolo de troca de ficheiros «peer-to-peer» (P2P), deu o salto definitivo que lhe permite agora distribuir conteúdos na Internet de forma legal, avança a «Lusa» .

Cinco anos depois da apresentação do sistema, utilizado por mais de 135 milhões de pessoas em todo o mundo, para descarregar gratuitamente filmes ou músicas da Internet, a empresa aproveitou o pretexto da noite dos Óscares para anunciar o novo negócio.

A partir de hoje, a página oficial da BitTorrent (www.bittorrent.com) vai oferecer mais de três mil filmes, mil jogos e cerca de mil vídeos musicais de mais de 34 fornecedores de conteúdos, como a Warner Bros., Paramount Pictures, 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer e Lionsgate.

Resposta ao iTunes e Amazon

A novidade surge como uma alternativa aos «downloads» pagos, cerca de três euros o filme e a 1,5 euros os programas de televisão, disponíveis em lojas como iTunes ou Amazon.

Contudo, apenas os programas televisivos podem ser guardados no computador.

Os filmes são descarregados em regime de aluguer e não de compra, e por isso depois de 24 horas os utilizadores já não poderão vê-los.

Esta limitação deve-se ao facto de os estúdios exigirem muito dinheiro aos distribuidores on-line para que as vendas sejam rentáveis.

Além disso, os conteúdos descarregados estão protegidos pela tecnologia DRM do Windows Media, o que fará com que as cópias só possam ser vistas no computador, com o Media Player da Microsoft.
Continue a ler esta notícia

Relacionados