Naturgas Energia conclui 1ª parte do gasoduto Bergara-Irún - TVI

Naturgas Energia conclui 1ª parte do gasoduto Bergara-Irún

EDP

Apenas falta terminar restituição ambiental

Relacionados
A Naturgas Energia, empresa do Grupo EDP, investiu 21 milhões de euros na primeira parte do desdobramento do gasoduto Bergara-Irún, com 30 km de longitude.

Segundo informa o comunicado, a fase de construção desta parte inicial está já finalizada, só faltando concluir a restituição ambiental, que ficará completa nas próximas semanas.

A construção do desdobramento do Bergara-Irún é a segunda fase do gasoduto Euskadour, que liga as redes da Naturgas Energia com as redes de TIGF (Total Infraestructures Gaz France) em França. É uma infra-estrutura que terá 88 km, os quais contarão com um investimento total de 67,5 milhões de euros.

O gasoduto Euskadour vai assegurar o abastecimento energético do Norte de Espanha e do Sudoeste Francês, diversificará as fontes de abastecimento ao permitir o intercâmbio de gás entre o Sul e o Norte da Europa indistintamente, e vai atenuar o actual défice de inter ligações entre a Península Ibérica e o resto da União Europeia.

Os seus 318 km implicam um investimento de 180 milhões de euros e vão unir a unidade regasificadora da Bahia Bizkaia Gás (BBG) no porto de Bilbao com o armazenamento subterrâneo de Lussagnet em França.

Bergara-Irún, segunda fase do gasoduto Euskadour

O desdobramento do gasoduto Bergara-Irún é uma «grande obra» de construção que percorre em paralelo a actual rede. A Naturgas Energia dividiu este projecto em três trajectos: o primeiro, entre Bergara e Zaldibia; o segundo vai unir Zaldibia com Villabona; e o terceiro vai percorrer a zona de Villabona e Irún.

O traçado já concluído da primeira fase percorre 13 municípios guipuscoanos: Bergara, Onate, Antzuola, Legazpi, Zumárraga, Gabiria, Ormaiztegi, Idiazabal, Olaberria, Beasain, Lazkao, Ordizia y Zaldibia.

Inicio da segunda fase entre Zaldibia e Villabona

A Naturgas Energia já começou também os trabalhos iniciais correspondentes à segunda fase entre Zaldibia e Villabona, que contará com 25 km e implicará 20,5 milhões de euros de investimento, sendo que a fase critica e intensiva das obras começará em Setembro. O traçado apresenta algumas dificuldades, devido ao terreno circundante, o que vai obrigar à utilização de técnicas construtivas muito especializadas. A companhia prevê finalizar esta segunda fase no primeiro trimestre de 2009, dependendo das condições climatéricas, que podem influenciar consideravelmente o traçado.

As obras da terceira fase, entre Villabona e Irún, terão início durante o ano de 2009 para concluir o desdobramento de Bergara-Irún, e portanto a segunda fase do Euskadour, no primeiro trimestre de 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados