TGV: linha Porto/Vigo vai trazer «alívio» - TVI

TGV: linha Porto/Vigo vai trazer «alívio»

TGV

Linha «não é» prioritária para o Governo espanhol

Relacionados
O secretário-geral do Eixo Atlântico afirmou esta segunda-feira que a instituição só vai «respirar de alívio» no dia da inauguração da linha de alta velocidade entre Porto e Vigo, admitindo que ela não é prioritária para o Governo espanhol.

«O Eixo Atlântico só respirará de alívio quando a linha for inaugurada», salientou Xoán Vazquez Mao, reafirmando que a ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo «é fundamental para o desenvolvimento» desta euroregião, escreve a Lusa.

Apesar dessa importância, o secretário-geral da associação, que integra 34 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, defendeu ser necessário «estar permanentemente vigilante e fazer pressão» para que o projecto seja concretizado.

Governo português tem pressa

«Temos a percepção de que o projecto agora é prioritário para o Governo português, mas que não está nas prioridades do Governo espanhol», frisou Xoán, admitindo que as autoridades de Madrid dão mais importância à alta velocidade na Catalunha e na Andaluzia.

Xoán Mao salientou, no entanto, que o Eixo Atlântico «ficou satisfeito» com as conclusões da recente Cimeira Ibérica, realizada em Zamora, que permitiu resolver a questão da bitola a utilizar na ligação de alta velocidade, recordando que, ao contrário do que chegaram a afirmar alguns governantes espanhóis, este problema ainda não estava resolvido.

O mesmo responsável recordou que, «quando alguns órgãos de comunicação social portugueses e galegos levantaram a questão e que alguns governantes espanhóis disseram que o problema estava resolvido, mas depois criaram uma comissão para estudar o assunto».

Da mesma forma, defendeu a importância da alta velocidade ferroviária para o aproveitamento do sistema aeroportuário formado pelo Aeroporto Sá Carneiro e pelos três aeroportos galegos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados