Combustíveis: Pinho diz que Concorrência está «vigilante» - TVI

Combustíveis: Pinho diz que Concorrência está «vigilante»

Manuel Pinho

Depois do comissário europeu ter dito que AdC devia estar atenta

Relacionados
O ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, acredita que as declarações que o Comissário Europeu proferiu esta terça-feira sobre a atenção a ter na evolução dos preços dos combustíveis foram uma recomendação, da qual está de acordo.

Segundo o «Jornal de Negócios», a convicção do comissário europeu da Energia, Andris Piebalgs, que esteve esta terça-feira em Lisboa, é que «a evolução dos preços dos combustíveis em Portugal tem de ser melhor acompanhada pela Autoridade da Concorrência». Em sua opinião, a AdC deve «confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras, ou quaisquer outras situações que afectem a concorrência e os consumidores».

Ministro acredita que comissário fez apenas uma recomendação

Sobre isto, quando confrontado pelos jornalistas esta quarta-feira, Manuel Pinho começou por dizer que «não ouvi o que disse», mas estas declarações «devem ter sido uma recomendação. E estou totalmente de acordo», disse o ministro.

Mais: Manuel Pinho garantiu que «ainda ontem» falou com a Autoridade da Concorrência e que «eles disseram que estavam vigilantes».

Recorde-se que o ministro tinha esta terça-feira apelado às petrolíferas para que descessem os preços dos combustíveis, mas tal ainda não aconteceu. Pelo contrário, a BP decidiu aumentar esta quarta-feira a gasolina em 1 cêntimo.

Esta quarta-feira, o ministro reafirmou que, tendo em conta a evolução do petróleo, «será anormal» se os preços não vierem a descer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados