Pinho satisfeito com crescimento da economia portuguesa - TVI

Pinho satisfeito com crescimento da economia portuguesa

Ministro da Economia

O ministro da Economia garantiu estar satisfeito com o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre.

Relacionados
Manuel Pinho desvalorizou ainda o abrandamento do ritmo de expansão, avançou a «Lusa».

Recorde-se que a economia portuguesa cresceu 0,4 por cento no segundo trimestre deste ano, face aos três meses imediatamente anteriores, desacelerando, mas superando pelo segundo trimestre consecutivo a média da Zona Euro.

Este crescimento em cadeia previsto na estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB), hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), representa uma desaceleração, para metade, face aos 0,8% apurados no primeiro trimestre.

Em termos homólogos, a economia portuguesa cresceu 1,6% no segundo trimestre, face a igual período de 2006, o que traduz uma desaceleração face ao ritmo de expansão de 2% registado nos primeiros três meses do ano.

Manuel Pinho manifestou-se satisfeito com esta evolução, salientando que o ritmo de expansão superou o da Zona Euro, pelo segundo mês consecutivo, e apontando que tudo indica que este bom comportamento se deve ao investimento privado estar de volta.

«Estou satisfeito que a economia esteja a crescer ao mesmo tempo que se está a conseguir uma diminuição notável do défice orçamental», afirmou o ministro.

«Nem me preocupa tanto a ligeira desaceleração do PIB, porque o segundo trimestre é normalmente pior do que o primeiro e porque se verifica uma desaceleração bastante maior na zona euro», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados