Profissionais do turismo aplaudem campanha mas querem mais - TVI

Profissionais do turismo aplaudem campanha mas querem mais

  • Sónia Peres Pinto
  • 16 fev 2009, 22:54
[Arquivo]

Rui Costa admite que futebol é um bom veículo para promover país

Relacionados
Os profissionais do turismo mostram-se satisfeitos com a campanha «Descubra um Portugal maior» mas consideram que a iniciativa para promover o sector não pode ficar por aqui. Tem de ser a primeira de várias medidas a levar a cabo ao longo de vários anos.

«Esta medida parece ser imediata e de fácil aplicação, mas devem-se seguir outras», refere o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, José Carlos Pinto Coelho à margem de apresentação desta promoção.

O responsável acrescenta ainda que esta campanha era obrigatória porque já estamos atrasados em relação ao que os nossos competidores fazem. «Há que recuperar esse atraso, só espero que não seja uma medida pontual e que se faça todos os anos e, pelo menos, com uma certa dimensão», salienta.

Portugal gasta 4 milhões para melhorar imagem

Suspensão temporária da taxa social única

Para José Carlos Pinto Coelho, uma outra solução para o sector passaria por suspender a taxa social única para empregados a termo. «Com esta iniciativa estava-se a beneficiar directamente quem estava a dar emprego», acrescentando ainda que «se deve tentar favorecer o tecido económico que está a funcionar, pois desta forma este consegue empregar mais gente».

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal reconhece, no entanto, que vamos assistir ao encerramento de algumas empresas do sector, assim como ao aparecimento de novos operadores.

Vila Galé mantêm estratégia

Apesar de admitir quebra de ocupação nos hotéis Vila Galé-diminuição de 16% em Janeiro e prevê manter mesma tendência em Fevereiro-o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida garante que vai manter estratégia e admite estar preparado «para sofrer um pouco este ano».

«Acabámos de remodelar o hotel em Cascais, vamos abrir um em Lagos e estamos a começar um Vila Galé Coimbra. Não estamos a travar nenhum empreendimento. O melhor contributo das empresas com capacidade podem dar neste momento é desenvolver projectos, gerar emprego e gerar riqueza para o país», refere o responsável à margem deste encontro.

Jorge Rebelo de Almeida elogia a nova campanha, uma vez que, transmite confiança e «leva a acreditar que antes, durante e depois da crise vai haver turismo, mas temos de ter consciência de que face à nossa dimensão não temos capacidade para gerar ocupação para a oferta existente», alerta.

O responsável apela, no entanto, para a imaginação dos empresários e lembra o cartão que foi recentemente lançado pelo Vila Galé que permite pagar em prestações, sem juros e com descontos especiais.

Rui Costa elogia destino nacional

Para o ex-futebolista Rui Costa é importante promover o turismo português e lembra que «há muitos anos que passo férias em Portugal, mesmo nos 12 anos que vivi no estrangeiro. Tenho muito orgulho em representar o meu país. O Algarve é o meu local de eleição para passar férias», refere à margem do lançamento da campanha «Descubra um Portugal maior».

Apesar de elogiar o mercado nacional como destino de excelência, Rui Costa reconhece que conhece mal o país e, como tal, esta promoção «também serve para mim».

O ex-jogador reconhece também que o futebol é um bom veículo para promover o país. «No euro 2004 os estrangeiros ficaram maravilhados com Portugal, demonstramos bem a nossa qualidade»,acrescenta.

Quanto à importância de virmos a concorrer à realização do campeonato mundial com Espanha, o responsável diz apenas que «todos os grandes eventos dão a conhecer o país, é mais uma força para o turismo em Portugal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados