Numa altura em que a conjuntura actual é difícil e em que os índices de confiança nacional e europeu estão em mínimos, torna-se complicado a fidelização a marcas. No entanto, há referências de mercado que se destacam.
Pessimismo é culpa da crise
No sector das gasolineiras, a marca que se destaca para os portugueses é a Galp Energia. Esta é uma das conclusões do estudo «Marcas de Confiança», realizado pela revista «Selecções» do Readers Digest, que foi apresentado esta quinta-feira, em Lisboa, e que mostra que 60 por cento dos consumidores elege a petrolífera nacional.
De acordo com a directora de publicidade, Maria do Carmo Diniz, «o consumidor está mais desconfiado que nunca» e por isso é importante passar ideias de «transparência, autenticidade e honestidade».
Consumidores estão descontentes com serviços bancários
Outra das marcas em que os portugueses mais confiam é a Caixa Geral de Depósitos. Como empresa de serviço público são escolhidos os CTT e, na área dos Hiper e Supermercados, a marca que se destaca é o Continente. É ainda de realçar que, comparativamente com os resultados de há 5 anos, 75% dos portugueses confiam menos nos políticos e no Governo (62%).
Crise: já tocámos no fundo?
Na opinião de um especialista em advertising, «as marcas que detêm uma forte relação de confiança com os seus consumidores precisam de a fortalecer, hoje mais do que nunca. No panorama económico actual a perda de confiança não é apenas um sinal de fraqueza, ela pode ser fatal».
No que respeita à categoria das profissões, os bombeiros são os que transmitem mais confiança aos portugueses, enquanto os políticos são os que granjeiam menos.
Galp é marca de confiança dos portugueses
- Lara C. Fernandes
- 12 fev 2009, 13:58
60 por cento dos consumidores elege a petrolífera nacional
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