Governo concorda com críticas ao Metro do Porto - TVI

Governo concorda com críticas ao Metro do Porto

Metro do Porto

O Governo concorda com as críticas que o Tribunal de Contas (TC) fez ontem sobre a gestão do Metro do Porto.

Relacionados
«Nada do que está escrito pelo TC tem qualquer contradição com aquilo que já tinha afirmado. Sempre disse que não me parecia bem que num projecto em que é o Governo que tem que assegurar os meios financeiros, seja uma outra entidade a tomar as decisões», afirmou o ministro dos Transportes e Obras Públicas, à margem da apresentação do plano de expansão do aeroporto de Lisboa.

Mário Lino acrescentou ainda que «tem de haver correspondência entre quem é responsável pelos investimentos e quem é responsável pela gestão». Assim mesmo, o ministro diz que quer «mudar» esta situação.

Quanto aos comentários do TC sobre as remunerações dos administradores, Mário Lino disse apenas que estas se referem a períodos de gestão «anteriores a este Governo», das quais não tem «nenhuma responsabilidade».

O TC disse recentemente que o Governo teve uma atitude «pouco prudente» na empresa do Metro do Porto, uma vez que, não assegurou uma participação maioritária no capital da mesma nem o controlo da gestão.

É de referir que o Estado é dono de 40 por cento do capital da Metro do Porto (10% directos, 25% pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e 5% pela CP-Caminhos de Ferro Portugueses).
Continue a ler esta notícia

Relacionados