Governo está a analisar proposta para aumentos nos transportes - TVI

Governo está a analisar proposta para aumentos nos transportes

Mário Lino

Ministro das Obras Públicas recusou-se a comentar proposta de subida de 6%

O ministro Mário Lino afirmou esta quinta-feira que está em negociação a exigência das operadoras de transportes de passageiros de aumentar os tarifários, mas recusou-se a comentar a proposta de subida na ordem dos 6 por cento.

Segundo a agência «Lusa», e quando confrontado com a exigência da Associação Nacional de Transportadoras de Passageiros (ANTROP) de aumentar o preço dos bilhetes em 6%, para compensar o aumento dos preços dos combustíveis, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações respondeu que o processo está em negociação.

«O Governo tem uma metodologia assente com os transportadores, segundo a qual, periodicamente, faz-se uma apreciação sobre os factores que incidem sobre os custos dos transportes públicos», começou por declarar Mário Lino.

De acordo com o titular da pasta dos Transportes, «as reivindicações (dos operadores de transportes públicos) aparecem sempre» que há aumentos nos preços dos combustíveis».

«Quando os operadores consideram ter razão para propor um aumento de preços, o Governo analisa isso com base em contas objectivas¿, disse, antes de salientar a importância de as empresas transportadoras terem condições financeiras para operarem no mercado.

«Há um processo que tem de ser analisado para fazer com que as operadoras de transportes tenham condições de sobrevivência. Está assente um processo de reapreciação dos tarifários», disse, escusando-se no entanto a comentar a proposta para um aumentos dos preços dos bilhetes em 6%.
Continue a ler esta notícia