Subida do petróleo faz disparar inflação e condiciona crescimento - TVI

Subida do petróleo faz disparar inflação e condiciona crescimento

Manutenção de juros nos EUA estão a dividir opiniões por cá

Relacionados
A subida do preço do petróleo é um problema mundial e está cada vez mais a afectar de forma significativa a qualidade de vida dos consumidores em muitos países.

Conforme cita o «Cinco Días», a escalada do preço do petróleo «significa mais inflação e menos crescimento». Esta afirmação é do conselheiro do Banco Central Europeu (BCE), Miguel Angel Ordóñes.

O responsável, inevitavelmente, pronunciou-se sobre os elevados preços do crude, no âmbito de um encontro com os bancos centrais, que decorreu na Ásia.

Miguel Ordóñes reiterou ainda que uma subida das taxas de juro «é possível já a 3 de Julho». No entanto, tem que se analisar bem a situação do mercado, portanto, «não é nada de concreto».

Quanto à inevitabilidade desta subida, diz que «não há nada inevitável na vida. Apenas digo que este aumento não é certo mas possível».

Como uma medida contra a inflação, está previsto que o BCE aumente as taxas de juro em 0,25 pontos percentuais já na próxima semana, até aos 4,25 por cento.

Neste momento, o euro vale 1,5750 dólares e o petróleo negoceia o barril, nos mercados internacionais, acima dos 142 dólares, o valor mais alto de sempre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados