FMI: sistema financeiro mantém-se sólido mas riscos ainda pairam - TVI

FMI: sistema financeiro mantém-se sólido mas riscos ainda pairam

Despedimentos na banca

O Banco de Portugal acaba de publicar as conclusões da consulta do FMI a Portugal.

Relacionados
Segundo o mesmo, os especialistas do Fundo Monetário Internacional concluíram que «o sistema financeiro português mantém-se sólido e bem supervisionado e parece ter suportado relativamente bem as tensões recentes nos mercados financeiros, embora os riscos se mantenham».

Crédito malparado permanece reduzido

Outra das conclusões tem a ver com o crédito concedido. Diz o FMI que «apesar da intensificação da concorrência ter originado uma ligeira deterioração dos rácios de liquidez dos bancos, os rácios médios dos empréstimos em relação ao valor estão em conformidade com outros países da UE e o crédito mal parado permanece reduzido».

Ainda assim, «a elevada dívida das famílias e das empresas continua a ser a principal fonte de risco para o sistema financeiro, mas o exercício do Programa de Avaliação do Sector Financeiro (Financial Sector Assessment Program - FSAP) do ano passado concluiu que o sistema financeiro poderia suportar mesmo perturbações macroeconómicas graves».

Mais. O FMI reconhece que «em conformidade com os planos do Banco de Portugal e também em linha com as recomendações do FSAP, o Banco de Portugal procedeu a um reforço adicional da sua capacidade de supervisão com a adopção de um novo sistema de notação dos riscos, foi concluído um inquérito à riqueza das famílias, e foram melhoradas as estatísticas sobre os preços da habitação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados