FMI: Crise séria no crédito obriga Governos a ajustar orçamentos - TVI

FMI: Crise séria no crédito obriga Governos a ajustar orçamentos

dinheiro

O director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato, garante que a pressão nas condições de crédito, surge devido à «crise séria» que explodiu no «subprime» norte-americano.

Relacionados
No entender do mesmo responsável, isso veio afectar o crescimento mundial e obrigar os Governos a fazerem ajustamentos importantes nos seus projectos de Orçamento para 2008.

«Os responsáveis políticos não devem pensar que os problemas terminam nos balcões dos bancos e os problemas vão chegar à economia real e aos Orçamentos», acrescenta o director-geral do FMI.

Em entrevista ao «Financial Times», o responsável frise que em Novembro será substituído pelo antigo ministro francês das Finanças Dominique Strauss-Kahn, e sustenta que a crise no crédito veio mesmo para ficar e que por isso, deve continuar.

Rato diz que dólar está subvalorizado

Rodrigo Rato afirmou, ainda, que o dólar está actualmente subvalorizado. Segundo o jornal espanhol «Expansión», o director-geral do Fundo mostra-se preocupado com o efeito de volatilidade que a fragilidade cambial do dólar pode gerar nos mercados. Oscilações repentinas no valor das divisas não seriam benéficas nesta altura, sublinhou.

Recorde-se que esta segunda-feira o euro segue a cair ligeiramente e cota abaixo dos 1,41 dólares, depois dos máximos das últimas semanas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados