Lino diz que obras na Portela suportam tráfego até novo aeroporto - TVI

Lino diz que obras na Portela suportam tráfego até novo aeroporto

Mário Lino

«Seria dramático» não deixar crescer o actual aeroporto, defende

Relacionados
Para o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, o investimento de um total de 380 milhões de euros na expansão do aeroporto da Portela permite que o país não perca competitividade até que esteja pronto o novo, em 2017.

Na inauguração de novas plataformas, que fazem parte do plano de expansão, o responsável afirmou: «Não é expectável que os montantes de investimento envolvidos no plano de expansão na Portela tenham, em termos puramente empresariais, a rendibilidade que seria desejável, não obstante as significativas melhorias adicionais que a utilização da capacidade a instalar permitirá trazer à ANA, às companhias aéreas, aos passageiros e acima de tudo ao turismo».

No entanto, Mário Lino explica porque o fazem: «Porque não podemos ver este investimento como sendo no aeroporto da Portela. É essencialmente um investimento no novo aeroporto (Alcochete) porque permite reforçar a importância de Portugal».

Para o ministro, a única coisa que se «pode lamentar é que não tenha feito antes». «Não podíamos deixar que o aeroporto estrangulasse mais. Partiríamos (para o novo aeroporto) em condições mais desfavoráveis», acrescentou.

Lino realçou ainda que, caso se impedisse a procura do transporte aéreo de crescer durante uma década, o mercado levaria «bastante tempo» a recuperar, com fortes impactos negativos para o turismo e, consequentemente, para a economia nacional. «Seria dramático», comentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados