Gastos da segurança social aumentam quase 40% - TVI

Gastos da segurança social aumentam quase 40%

Contas [Arquivo]

Direcção-geral de Orçamento divulga dados dos primeiros três meses do ano

Relacionados
A despesa total da segurança social, de Janeiro a Março deste ano, aumentou 39 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a receita subiu 39,6%, de acordo com os dados da Direcção-Geral do Orçamento (DGO).

No que toca à receita efectiva, esta registou um acréscimo de 1,9%, enquanto que a despesa efectiva evidencia um acréscimo de 6,7% quando comparadas com os valores registados no período homólogo.

Despesas com pensões penalizam

«O comportamento da receita está condicionado, nomeadamente, pela evolução das contribuições que representando 60% da receita efectiva evidenciam um acréscimo de 0,7% relativamente ao período homólogo de 2008 e pelas transferências correntes obtidas que representam 37,3% da receita efectiva e registam um acréscimo de 3,4% relativamente a igual período de 2008», justifica a DGO.

O acréscimo de 6,7% na despesa efectiva, relativamente ao valor registado no período homólogo, decorre nomeadamente do agravamento de 3,7% nas despesas com pensões e de um acréscimo de 38,8% nas outras prestações, que incluem o Complemento Solidário para Idosos, e de 13,8% na despesa com o subsídio de desemprego e apoio ao emprego.

A execução orçamental do período em análise gerou um saldo orçamental na óptica da contabilidade pública de 704,5 milhões de euros, reflectindo uma descida de 196,7 milhões face ao valor obtido em igual período de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados